domingo, 23 de abril de 2017

Nova viagem que iniciei há alguns meses - o desenho! Lentamente a vontade de desenhar, o desafio de ver se sou capaz foi-se apoderando de mim e, um belo dia, dei o passo em frente. Comecei a tentar aprender online buscando sítios que pudessem dar-me luzes de como é que isso se faz. Comprei um caderno para ser o meu "diário gráfico" sem qualquer pretensão de assiduidade, e comecei a desenhar, ou pelo menos a tentar. Comecei por dar um passo maior que a perna quando os temas que escolhi incluíam a figura humana. Descontente com os resultados e certa de que tem que haver algum lugar onde possa aprender, continuei as buscas até que choquei de frente com uma escola online. Maravilha!!! Inscrevi-me logo num primeiro curso e depois noutro um pouco mais avançado e os progressos que notei em mim deram-me coragem para me aventurar mais. Inscrevi-me em grupos de partilha e associações de pessoas que desenham a partir da observação ao vivo e comecei a ver todos os dias os trabalhos de pessoas como eu de todas as partes do mundo e a aprender com elas também. No início deste ano propus-me o desafio de desenhar todos os dias. Criei o auto-desafio a que dei o nome "A dog a day on a post-it" e até agora não falhei um dia. Quando tiver paciência hei-de publicar aqui essa experiência. O certo é que entretanto já adquiri mais cadernos (atitude típica da minha personalidade consumista)e tenho sempre um deles na carteira pois nunca sei quando me vai dar aquela vontade de fazer um desenho.

No passado sábado fui pela primeira vez a um encontro de sketchers promovido pela associação Campo Vivo de Campo de Ourique. O tema foram os vitrais de Almada Negreiros da igreja do Santo Condestável em Campo de Ourique. Não imaginam o quanto gostei de ir, de conhecer novas pessoas e de fazer a minha tentativa de retratar com a minha caneta um pouco da beleza daqueles vitrais. Foi muito bom e quero repetir sempre que puder. Parabéns à Rosário pela iniciativa e obrigada à Maria José pelo convite!

Sem comentários: